Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Amor e Amores e Dissabores...


Estes tema infere na vida cotiadiana de todos nós.
Amor. Quem não quer um amor? Quem não sonha com um amor? Quem não faz tudo por amor? Quem não morre por ou de amor?

Amores. Qual aquele que nunca os teve? Qual de nós não foi alvo de disputa? Qual de nós não colecionamos alguns consideráveis e em graus escalonados?

Dissabores. No tema em tela, visto que uma palavra que pode açambarcar uma gama de causas e con-causas. Amor, amores e dissabores. Parece até uma receita de bolo. Ou uma rima de criança do primário.

Todos sonhamos com o amor, com amores e com certeza não pensamos, não queremos e evitamos os dissabores.

Será que realmente é involuntário tem um dissabor ou somos párticipes nessa história? Analisando bem, sob a minha ótica, eu creio que somos autores de nossos dissabores.

Veja bem: todo relacionamento tem as fases de : euforia, amadurecimento, de membramento ou desmesmbramento. Interessante notarmos que em qualquer destas fases nós podemos ser vítimas do dissabor.

Mas qual o erro então? Filosofando, creio que está em nossa intrínseca existência que nos leva a buscar nossa satisfação própria em detrimento de nosso par. Está em esperarmos sempre que o outro haja primeiro, fale primeiro, perdoe primeiro, renuncie primeiro. Raramente questionamos, não fomos educados para conversar, para compartilhar. Vivemos num mundo tão globaliado onde sentimento e relacionamento também está em voga de globalização. São dados estatísticos.

Não raro vemos o amor ser banalizado. - É o preço da modernidade - dizem uns. - Corre tudo muito solto - dizem outros. Creio haver uma porção de razão em cada análise em perspectiva. Porém o que não é analisado é: o que podemos fazer para recuperarmos nosso amor? Amor-próprio, amor familiar, amor fraterno, amor eros...enfim....em toda sua extensão.

Eu sei. Tudo pode acontecer. Mas é mais fácil esperar e reclamar. Há na vida algo que consigamos sem esforço? Se queremos um corpo bonito temos que balancear nossa alimentação de acordo com nosso organismo, fazer ginástica corrigir um defeitinho aqui, outro acolá. Se queremos ser aprovados em um concurso, precisamos nos dedicar e estudar. Se queremos ser ricos, precisamos aprender desde mui cedo a poupar e empreender.

Porque será que todo mundo acha que o amor é milagroso a ponto de operar na solidão e na inércia? Não é, afirmo com toda categoria. Como amar? A melhor receita de ser amado e aprender a amar. Existem uma série de pessoas mais iluminadas que tudo superam.

Bom o tema é exustivo e tenho que buscar filhos na escola.

Nenhum comentário: